Temos a viva esperança - a podcast by 3 IPI Anjo da Guarda

from 2020-05-08T04:51:13

:: ::

SÉRIE – Por que andais ansiosos?


Tema 05 – Temos a viva esperança


No hino cristão, chamado “Exilado”, o poeta diz assim: “Da linda pátria estou bem longe, cansado estou. Eu tenho de Jesus saudade: quando será que vou? Passarinhos, belas flores querem me encantar. Oh! Vãos terrestres esplendores! De longe enxergo o lar. ”


Esse lindo hino nos lembra de uma verdade, que está relatada em João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. ” 


O exilado deseja ir e o Senhor sabe exatamente para onde irá nos levar. Não podemos esquecer nosso destino, em meio a dias tão difíceis, como os que vivemos. Não é fácil encarar o sofrimento, nem as dores, mas elas são parte da nossa caminhada aqui na terra. Será que quando sofremos é porque o Senhor se esqueceu de nós? Será que está surdo ao nosso clamor? Não é sensível o bastante para abreviar nossas dores? Não. Claro que não. Mas os sofrimentos são necessários à nossa trajetória de vida. Muitas vezes, é por eles que nos achegamos a Deus de forma mais íntima. Quem já venceu uma guerra que considerava perdida, mas viu tudo mudar por meio da oração, sabe exatamente o que aquele tempo de crise produziu.


Os sofrimentos forjam em nós fé, confiança, misericórdia e nos habilitam a testemunhar a outros, que nós temos um Deus que não nos desampara, mesmo nos dias mais difíceis. Em tempos de tantas pessoas enfermas e enlutadas, precisamos nos lembrar que temos um Deus Emanuel. Presente em todos os momentos e, que não desconsidera nossa dor e sofrimento. É preciso lembrar que Ele não nos prometeu uma vida sem dores, mas nos prometeu que estaria conosco, por meio do Seu Espirito Santo, nosso consolador amado.


Por vezes, o desespero turva nossa visão e isso torna difícil enxergar suas verdades e Sua fidelidade, que não tem fim. Para isso, temos uma verdade expressa em 2Co 4:18 “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. ” Sei bem que não está sendo fácil lidar com tudo que está nos acontecendo nos últimos dias, mas eu te convido a livrar-se da ansiedade, da falta de fé, do medo e da falta de confiança e deitar-se no colo do Teu Pai, para receber dele o consolo e a paz que excede todo entendimento.


Não está fácil, mas você não precisa lidar com isso sozinho. Você precisa recorrer a Cristo, nele reside nossa esperança, ânimo e força. Lembre-se “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? ” Mt 6:26. Não estás desamparado, nem desamparada, nosso Deus te convida a olhar para Ele, crer nele, confiar, descansar e saber que nem mesmo a morte aqui na terra é o fim da nossa caminhada. Para nós, que cremos nele e somos peregrinos em terra estranha, há uma pátria nos esperando chegar.


Se anelamos por sua volta, temos que nos lembrar que Ele vem nos buscar e que as circunstâncias deste mundo, não podem encher nosso coração a ponto de não desejarmos mais esse encontro. Se Jesus viesse agora enquanto você lê esse texto, o que sobreviria no teu coração? Alegria ou tristeza? Reflita. Nosso lar não é aqui. Nossa pátria é o céu. Não esqueça disso. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória. 2Co 4:17.


Maranatá!


Deus te abençoe, meu irmão e irmã.

Further episodes of 3 IPI SÃO LUIS

Further podcasts by 3 IPI Anjo da Guarda

Website of 3 IPI Anjo da Guarda