003 - Felizes são os que choram - a podcast by IPB Jaburuna

from 2022-01-26T17:30:05

:: ::

Felizes são os que choram - Mt 5:4


Para o senso comum, o choro é uma expressão de tristeza e de sofrimento. E, ainda que seja compreensível que pessoas chorem de alegria devido a fortes e intensas emoções, a regra continua sendo esta: pessoas que choram são pessoas tristes ou que sofrem. Além disso, vivemos uma era em que a tristeza é considerada um mal que precisa ser extirpado. A virtude contemporânea é a alegria e a felicidade, custe ela o que custar, inclusive a própria vida (Mt 16.26 cf. Pv 15.21; Ec 2.1-11; 11.9).


Diante desta perspectiva, o ensino de Jesus sobre a verdadeira felicidade é um contraponto que desafia toda a lógica humana, quando ele diz: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5.4). Talvez, fizesse mais sentido para as pessoas de nossos dias se Jesus dissesse: “Bem-aventurados os consolados, porque choraram”. Mas, não foi isso que ele disse.


O objetivo de Jesus com essas palavras é mostrar que as pessoas verdadeiramente felizes são aquelas que conhecem o caminho das lágrimas. Contudo, não se trata de uma tristeza circunstancial ou um sofrimento temporal. Há quem pense que o cristianismo histórico é masoquista, ou seja, que encontra prazer no sofrimento. Na verdade, o bem-aventurado é alguém que chora por algo mais profundo e cruel que problemas financeiros, relacionais, crises em geral, enfermidades ou a morte. Ele chora por causa do pecado!


Uma pergunta que devemos fazer é: como eles serão consolados? O Evangelho nos dá uma luz sobre isso, afinal, o próprio Evangelho é o consolo dos bem-aventurados. A mesma cruz que evidencia o meu pecado, apresenta o grande amor de Deus e o seu perdão (cf. Jo 3.16; Rm 5.8, Cl 2.13-15). Logo, o consolo dos bem-aventurados é Jesus. Enquanto choram pelo pecado, eles olham para cruz e se lembram que em Cristo não há mais condenação (Rm 8.1).


E, quando esse consolo virá? Aprendemos que os bem-aventurados são conquistados para o Reino dos Céus (v.3). Como cidadãos do Reino, eles são alcançados por bênçãos peculiares. Tais bênçãos refletem a mesma dinâmica do Reino, ou seja, elas já são recebidas nesta vida, mas, ainda não em sua plenitude. Isso significa que somos felizes por já experimentarmos o consolo de Deus (2 Co 13-5; 2 Ts 2.16,17). Contudo, aguardamos aquele dia em que seremos perfeitamente consolados pelas mãos benditas de nosso Senhor (cf. Ap 21.3,4).


Você tem chorado pelo pecado? Você tem chorado pelos pecados de seus irmãos na fé? A igreja tem chorado por seus pecados e pelos pecados do mundo a sua volta? Se não houver em nós verdadeiras lágrimas e profunda tristeza pelo pecado, não seremos capazes de compreender a verdadeira alegria e o profundo contentamento de encontrar em Deus o consolo para a nossa alma.


Rev. Gladston Cunha




Mensagem pregada em 16/01/2022


Texto base: Mt 5


Igreja Presbiteriana de Jaburuna (R. Maria Amália, 757 - Jaburuna, Vila Velha - ES, 29123-130)


Trilha: 114 - Brilho Celeste (Novo Cântico) - Por: Giulia Viana


Nossas redes: YouTube: IPBJaburuna / Instagram: @ipb.jaburuna

Further episodes of IPB Jaburuna

Further podcasts by IPB Jaburuna

Website of IPB Jaburuna