DEVOCIONAL GRD - SEMANA 08/PASCOA - a podcast by IPI de Umuarama

from 2023-04-04T12:40:46

:: ::

ESTUDO 4  (SEMANA 08/2023) – ENTENDA AS PALAVRAS DE ADOÇÃO


03/04 a 09/04


 


“Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: ‘Eloí, Eloí, lamá sabactâni?’ que significa:
‘Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?’”

Mateus 27:46


INTRODUÇÃO


Houve algo que Cristo experimentou fortemente na Cruz: a solidão. Ele carregou sozinho o peso do pecado de toda a humanidade e, para
isso, experimentou algo que nunca havia experimentado antes, expresso nestas palavras tão difíceis.
Na cruz, Jesus foi separado de Deus. 


A quarta frase de Jesus na Cruz diz respeito que nEle nós nos somos Adotados. Muitas pessoas sentem-se solitárias. Uma das marcas da
orfandade é o sentimento de abandono e solidão, mesmo que se esteja em volta de muitas pessoas. A Bíblia relata que Jesus sofreu na cruz uma profunda solidão, por amor a você e a mim. E isso nos ensina que neste mundo, sempre estaremos expostos a momentos
de dor e até mesmo a sentimentos de solidão.
Mas quando entendemos a palavra e cremos nEle, nos tornamos filhos.


Quando a dor e o sentimento de solidão vierem:


1.    Entenda que você pode amadurecer neste processo.  


“Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança (...), a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.”  Tiago 1:2-4


Vivemos em um mundo caído pelo pecado, e estamos expostos às más escolhas de outras pessoas, da sociedade e até de nós mesmos. Por isso, enfrentamos nesta terra dificuldades e injustiças. No entanto, apesar de Deus não causa uma dor em nós, Ele jamais deixa que ela seja “desperdiçada” em nossas vidas. Algo sempre positivo nasce em nós quando caminhamos com Cristo. Você tem amadurecido em meio às experiências difíceis da vida? Que lições o Espírito Santo tem lhe ensinado? São ensinamentos preciosos, que culminarão em muitas bênçãos para você e para outras pessoas.  


2.     Decida sempre pelo caminho da obediência.


“Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: ‘Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.’" Lucas 22:42


Nossa vontade nunca é a de sofrer ou de sentir que Deus está distante. A vontade do Jesus homem não era passar pela Cruz, mas a Sua obediência ao Pai prevaleceu. Jesus obedeceu, passou pela cruz e recebeu a recompensa. Jesus fez esta oração no jardim do Getsêmani, instantes antes de ser traído e entregue a Seus acusadores. Getsêmani significa “lugar de prensar olivas”, sobre o que o autor Steven Furtick comenta: “a unção de Deus é produzida apenas sob pressão.” Você sairá da pressão ainda mais ungido (separado, com autoridade) para os seus desafios, ou derrotado por escolher o caminho mais fácil? Em tempos de pressão, não ceda, obedeça ao que Deus pede a você.


3.     Adote um estilo de vida de esperança.


“... porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.’” Hebreus 13:5


Jesus foi separado do Pai na cruz, para que nós nunca precisássemos ser mais separados Dele. Nossa esperança vem da certeza de que Ele sempre está presente, bem perto de nós. Um dos nomes de Cristo é Emanuel, que significa “Deus conosco.” Ele não está distante ou indiferente à sua dor! A verdade de que Ele está presente é maior que nossos sentimentos e emoções.


Por isso, adote um “estilo de vida de esperança”. Cuide de sua saúde física e mental, busque a Deus e cerque-se de pessoas de Deus. Persista orando, lendo a Palavra e confiando. A tempestade irá passar!





Further episodes of IPIU Cast

Further podcasts by IPI de Umuarama

Website of IPI de Umuarama