Envergonhados. Marcos 8:38 - a podcast by Mario Persona

from 2019-04-22T13:45:19

:: ::

#792 Envergonhados

Leitura: Marcos8:38

Vídeo: https://youtu.be/TFB5hgck1vc


O capítulo 8 de Marcos termina com um aviso solene que pode preocupar algum filho de Deus que seja mais tímido: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” (Mc 8:38). Mas repare no contexto em que ele coloca suas palavras: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora.


O crente pode até se envergonhar do que pessoas “desta geração adúltera e pecadora” irão pensar, mas sempre dará valor a Cristo e sua Palavra. Sempre existiram cristãos que esconderam ou negaram sua fé em algum momento por medo da tortura e morte, e isto nos leva a outra passagem que alguns costumam associar à que acabamos de ler: “Se morremos com ele, com ele também viveremos se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará.” (2 Tm 2:11-12).


Será que isto significa que um verdadeiro crente em Jesus poderia perder a salvação se sentisse vergonha de Cristo e sua Palavra, ou viesse a negá-lo sob tortura física ou psicológica? Ora, um verdadeiro crente tem em si uma vida que é eterna e recebeu de Deus, com o direito de chama-lo de Pai. Se o meu filho me negar será que deixaria de ser meu filho e perderia meu DNA? Jamais! Ele poderia perder a comunhão, mas não a filiação.


Portanto a negação de que fala aqui não é uma queda isolada, por mais vergonhosa que seja, como a de Pedro. Um incrédulo tem vergonha de Cristo e de sua Palavra. Se questionado, irá negar ter um relacionamento pessoal com ele. Mas o crente se alegra só de ouvir o nome de Jesus, não é alheio à leitura da Palavra e à oração. Um incrédulo está para uma porca assim como um crente está para uma ovelha. Ambas podem até escorregar cair no poço de lama, mas a ovelha quer logo sair e rolar na grama para limpar sua lã. A porca não, ela prefere ficar se refestelando na imundície.


A negação de Pedro, assim como uma eventual vergonha de testemunhar de Jesus, era passageira, por mais vergonhosa e repetida que fosse. Todavia, a graça, que a tudo perdoa, apagou a ofensa e a transformou num olhar de compaixão do qual Pedro nunca iria se esquecer: “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: ‘Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes’. Saindo dali, chorou amargamente.” (Lc 22:61-62).



See acast.com/privacy for privacy and opt-out information.

Further episodes of O Evangelho em 3 Minutos

Further podcasts by Mario Persona

Website of Mario Persona