A essência do verdadeiro louvor.(1Parte) - a podcast by PIB Pinheiral

from 2020-06-24T20:07:11

:: ::

"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Cl.1:15-17)
Depois de apresentar aos colossenses cada efeito que a obra redentora de Cristo deve produzir na vida daqueles que foram alcançados pela poderosa mensagem do evangelho que lhes pregara, que não é fruto de elucubrações humanas, mas poder e graça de Deus para salvação de todos aqueles que pela fé confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, Paulo demonstra que tão importante quanto saber os efeitos da obra de Cristo é saber verdadeiramente quem Jesus realmente é.

Para fazer tão nobre apresentação acerca da identidade real daquele que graciosamente nos salvou, dando-nos redenção, vida eterna e uma herança incorruptível no Reino dos Céus, o apóstolo deseja também combater os falsos ensinos em Colossos que eram desacreditados pela supremacia de Cristo sobre todas as coisas, incluindo todo poder tanto na antiga quanto na nova criação.

Paulo, então, apresentou a verdadeira natureza de Cristo por meio de uma doxologia em louvor à majestade e glória de Jesus. Mostrando pelo menos duas coisas sobre adoração:

Primeira, o verdadeiro louvor nasce apenas dos lábios e mentes daqueles que enxergaram tanto a grande dimensão da obra de Jesus, como também daqueles que veem toda majestade, explendor e grandiosidade da pessoa do Deus Filho, Cristo Jesus.

Segunda, o louvor verdadeiro consiste em destacar e exaltar tudo aquilo que Cristo é e, também, ressaltar aquilo que Ele fez pela incrível força do seu poder.

Ao apontar, por meio do louvor, para supremacia de Cristo tanto na criação onde Cristo não é uma criatura, mas criador, pois Ele estava com Deus na criação, existindo assim antes de tudo, sendo Ele Deus e sem Ele nada do que foi feito existiria (Jo1:3), quanto para a redenção, pois por meio do seu sangue na cruz, trouxe reconciliação não apenas para humanidade, mas para toda a criação; Paulo indicou o elemento que faltava no falso ensino em Colossos - uma visão apropriada da pessoa de Cristo.

Com uma visão correta de Cristo, os colossenses seriam capazes de resistir aos falsos ensinos que os estavam perturbando, e nós, hoje, podemos também resistir e rejeitar as diversas heresias acerca de Jesus Cristo no nosso tempo.

Além do mais, ao apresentar sua apologética (defesa de Cristo) na forma de um hino, Paulo não apenas os exorta a rejeitar toda e qualquer heresia acerca de Cristo, mantendo-se assim firmes ao evangelho que dele receberam e que produziu salvação e reconciliação com Deus por meio do sangue de Jesus, mas também os convida a adorar o Filho de Deus e não, simplesmente, a uma obediência doutrinária a ele.

É maravilhoso saber que este explêndido convite não é apenas para os crentes de Colossos, mas para todos os crentes de todos tempos, que conhecem tanto a dimensão da obra de Cristo como também sabem quem realmente é Jesus e veem toda sua gloria, grandeza e majestade e, por isso, são movidos a, com toda sinceridade de seus corações, louvar a Deus.

Eu aceito o convite do apóstolo Paulo. E você, aceita o convite para louvar a majestade e explendor de Cristo, não apenas por aquilo que ele fez, mas por saber e ver quem ele é?

Minha oração é que realmente possamos louvar a Deus com sinceridade de coração, por enxergarmos e reconhecermos tanto aquilo que Ele fez em nosso favor, como quem ele realmente é.

Agora, que o amor infinito e perfeito de Deus Pai e a graça maravilhosa e redentora do Deus Filho e o consolo santificador do Deus Espírito sejam com todos os crentes verdadeiros em Cristo Jesus. Amém.

Pr. Antônio Marcos Silva
Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further episodes of Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further podcasts by PIB Pinheiral

Website of PIB Pinheiral