A essência do verdadeiro louvor. (Parte2) - a podcast by PIB Pinheiral

from 2020-06-25T12:58:01

:: ::

"Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz." (Cl.1:19-20)

Depois de mostrar toda excelência e grandiosidade da dimensão da obra de Cristo aos crentes de Colossos, para que eles fossem fiéis a mensagem do evangelho de Cristo Jesus que eles haviam recebido, Paulo passa a apresentar com riqueza de detalhes e com profundidade a teologia de quem realmente é Jesus, por meio de um antigo hino cristão, ensinando assim não apenas sobre quem é Jesus que operou tão grande salvação em nós, como também, em que consiste a essência do verdadeiro louvor.

O louvor verdadeiro não é uma melodia que visa servir de entretenimento para os crentes e não crentes, muito menos um momento secundário do culto em que a igreja canta belas canções que consolam e edificam a alma humana, (embora eu confesse que o verdadeiro louvor sempre faz bem para o coração do crente em Cristo Jesus). A função prioritária do louvor é estar diante de Deus, declarando nosso reconhecimento de tudo aquilo que Ele é, ou seja, o verdadeiro louvor é direcionado à Deus e para sua glória, destacando os seus atributos visíveis e invisíveis. Dessa forma, mostra que como igreja temos conhecimento espiritual tanto daquilo que o Senhor fez em nosso favor, como também demonstramos saber exatamente quem Ele é.

Assim, o verdadeiro louvor é um ato de confiança, de fé e reverência.

O velho hino cristão apresentado pelo o apóstolo lembra a igreja de Colossos que pela vontade de Deus (Pai) em Cristo (Filho) habitasse toda Plenitude, ou seja, no Filho residia a divindade de Deus, contrariando os hereges que ensinavam que Cristo estava "a meio caminho" entre Deus e o homem, sendo apenas um elo na cadeia e que haviam outros mais importantes que ele. No entanto, por meio do louvor, Paulo nega tal afirmação dizendo que Cristo, em si mesmo, é a plenitude completa, ou seja, completamente Deus. Toda a Plenitude reside em Cristo, isto significa habitação permanente e não uma visita temporária apenas.

Em Cristo, foi da vontade de Deus, reconciliar todas as coisas consigo mesmo, trazendo a paz pelo seu sangue na cruz. Assim, Paulo diz que em Cristo não apenas reside a plenitude de Deus, mas também em Cristo houve a reconciliação com todas as coisas.

Logo podemos aprender, por meio das palavras de louvor do Apostolo Paulo, dois fortes motivos para louvar verdadeiramente a Cristo na mais profunda gratidão a Deus:

Primeiro, em Cristo nos é revelado todo explendor e grandiosidade divina. Assim aquilo que era um desejo ardente dos crentes do passado, como Moisés (Êx.33:18-20), se tornou uma realidade para os crentes do presente que podem ver toda glória e explendor do Deus Pai por meio de Cristo (Filho), e isto, por si só já consiste num motivo para louvarmos a Deus continuamente.

Segundo, em Cristo temos reconciliação com Deus. Reconciliar quer dizer restaurar um relacionamento reto, fazer as pazes onde antes havia inimizade. Porém, em lugar nenhum diz que Deus tinha necessidade de ser reconciliado com a humanidade. A mente humana carnal, naturalmente, está em inimizade com Deus (Rm.8:7). Por isso, são os homens que carecem urgentemente da reconciliação com Deus. Então, podemos louvar a Deus movidos pela gratidão, porque em Cristo o terrível efeito do pecado, separação de Deus, é destruído e podemos estar novamente diante de Deus.

Da mesma forma que Paulo convida os crentes de Colossos a louvar a Cristo por saberem o que Ele fez e quem Ele é, nós também somos convidados hoje a apresentar a Deus nosso sincero e profundo louvor cuja essência está na obra redentora de Cristo e naquilo que Ele é. Minha oração é que não apenas tenhamos salvação, mas que adoremos e exaltemos o Senhor por ver toda sua glória e usufruir da sua obra operada pelo sangue vertido na cruz do calvário.

Further episodes of Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further podcasts by PIB Pinheiral

Website of PIB Pinheiral