Amor, a essência dos mandamentos - a podcast by PIB Pinheiral

from 2020-07-03T20:50:26

:: ::

"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."
(Jo.13:34-35)

A palavra amor e suas derivações têm grande destaque em toda Biblia, seja no Antigo Testamento como Novo Testamento.

O amor se faz presente, talvez porque seja a mola que move toda narrativa bíblica, onde Deus busca resgatar a humanidade, a feitura(obra prima) da criação. Primeiro por meio dos seus servos, os profetas, que foram rejeitados e mortos, cujas profecias apontavam para o amor do Criador que convida sua criaturas a se arrependerem de seus maus caminhos e, abandonando o pecado, voltarem-se para Deus e seu amor.

Depois, mesmo com a rejeição e rebeldia da humanidade e até mesmo de seu povo Israel, Deus não desistiu de seu amor por estes e, então, afim de expressar toda grandeza de seu amor, enviou por último, não mais um profeta, mas seu próprio Filho Unigênito, como prova cabal de seus amor pelos homens, dando àqueles que ao Filho receberem e crerem no seu nome não apenas salvação e vida eterna como também a prerrogativa de se tornarem filhos adotivos de Deus e, portanto, alvos eternos desse imenso amor.

E quando falamos de amor nas páginas da Bíblia Sagrada, o evangelho de João merece um destaque especial, não somente porque o João é o discípulo amado, mas também porque João apresenta Jesus Cristo e sua obra redentora da perspectiva mais sublime do amor: Jesus é o verdadeiro justo que jamais cometeu pecado algum, mas, mesmo assim, tomou sobre si as iniquidades e pecados de todos da humanidade, morrendo morte de cruz em nosso lugar, para que por meio do seu sangue derramado na cruz, tivéssemos vida em abundância, reconciliação com Deus por meio dos perdão dos pecados e assim pudéssemos não apenas saber que Deus nos ama, mas também sentir os efeitos do amor real de Deus.

João, além de revelar o amor de Deus através de Jesus, também destacou que na cruz, Jesus se tornou Senhor e Salvador de todos os que creem, e os que creram se tornaram discípulos do Senhor Jesus, aprendendo suas lições sobre a forma de agir e aplicando cada palavra de nosso Salvador as suas vidas. Pois como discípulos lavados e remidos pelo sangue somos chamados a viver como Jesus viveu.

Você, então pode dizer: "Nossa, mais isto é muito difícil, durante sua vida Jesus Cristo cumpriu todas as exigências da Lei, sem falhar em nenhuma delas. E a conclusão mais óbvia é que isto é impossível viver como Jesus".

De fato, chegar a perfeição de Jesus é realmente impossível, mas é isto mesmo que a Bíblia ordena que busquemos alcançar todos dias, como disse o apóstolo Paulo: "Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença"(Ef1:4).
Esta ordem divina é confirmada em diversos outras passagens bíblicas como nas palavras do apóstolo Pedro, que dizem: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (1Pe1:15,16).

No entanto, diante da limitação humana em cumprir a vontade de Deus, Jesus resumiu o cumprimento de todos mandamentos a apenas uma única ação, que é "amar", primeiro a Deus com toda força e de toda intensidade da alma e amar ao próximo como devemos amar a nós mesmo. Dessa forma Cristo revelou a importância do amor e ao mesmo tempo a simplicidade da lei, que consiste em apenas um ato e um único verbo, amar.

Ao amarmos, não apenas faremos a vontade de Deus, mas também daremos um testemunho eficaz ao mundo, mostrando que somos de Cristo e por Cristo.

Então, sejamos obedientes ao mandamento divino, e vamos amar! Começando por Deus, passando pela nossa família, depois à igreja até chegar finalmente aos nossos inimigos, como o Senhor Jesus fez e exige de cada um de nós. Pr Antonio Marcos Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further episodes of Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further podcasts by PIB Pinheiral

Website of PIB Pinheiral