O poder do maravilhoso amor de Deus - a podcast by PIB Pinheiral

from 2020-07-03T20:56:52

:: ::

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
(Jo.21:15-16)

Verdadeiramente o amor ocupa um papel especial dentro das Sagradas Escrituras: para o apóstolo Paulo na carta de Coríntios, o amor é o dom supremo que dá sentido e significado a todas as outras ações humanas; em apocalipse o amor é a características imprescindível para a igreja de Cristo. Da mesma forma todas as ações e atitudes da igreja sem amor não tem serventia alguma para Deus.

Nas páginas do evangelho de João, o amor é revelado em toda sua essência e explendor na pessoa de Jesus Cristo, não apenas no seu sacrifício vicário na cruz do calvário, mas em cada ato de nosso Senhor e Salvador durante seu ministério terreno, seja antes ou depois de sua ressurreição. A narrativa descrita acima, destaca um desses momentos onde toda excelência do amor é revelada nas palavras e ações de Jesus pelos seus discípulos, em especial a pessoa de Pedro, que carregava consigo a culpa por negar a Jesus e fracassar na sua promessa de jamais abandonar ao Senhor e de dar sua própria vida por Cristo (Jo.13:36-37).

O amor de Jesus pela humanidade, e em especial pelos seus discípulos, fazia com que Ele concedesse gratuitamente o seu amor a tantos quantos cressem no seu nome, oferecendo salvação, perdão e reconciliação a esses, sem esperar o mesmo tipo de amor deles, porque em Cristo aprendemos que o amor de Deus, não se baseia numa troca ou em qualquer coisa que os homens possam fazer.

Assim mesmo com o fracasso e abandono de Pedro e de seus discípulos na crucificação, ele não desistiu deles e continuou mantendo a aliança de Mestre e discípulo que tinha com Pedro, apagando a culpa por meio do perdão e curando do fracasso do abandono por meio da confiança, evidenciado na pergunta de Jesus repetida por três vezes a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Que respondia, "sim Senhor, tudo sabes". Como Cristo sabe de todas as coisas, sabia que o amor de Pedro, como de qualquer outro ser humano, não é igual ao amor de Jesus.
Mas mesmo com um amor inconstante e às vezes, infiel, Jesus confia nas mãos de Pedro as suas ovelhas, mostrando claramente que seu amor era incondicional pelos seus, diferente do amor dos homens que é baseado naquilo que Jesus fez e naquilo reconhecidamente Ele é, pela manisfestação da força do seu poder.

Portanto, nossa fé, esperança e toda vida cristã é proveniente do amor de Deus, revelado em Cristo Jesus, e como membros do corpo de Cristo e povo escolhido de Deus, devemos viver a cada dia por meio do exercício persistente do amor, o qual recebemos por meio da graça que há em Cristo Jesus, que perdoa nossos pecados e promove comunhão com Deus.

Assim, se fomos alcançados por meio do amor, vivamos por meio do amor, que não busca seus próprios interesses e muito menos espera algo em troca. Como disse o próprio Senhor Jesus aos seus discípulos: "De graça recebestes, de graça dai" (Mt.10:8).

Dessa maneira, minha oração é que possamos a cada dia sentir que somos amados de Deus e ver os efeitos desse amor na nossa vida e nas vidas de todos que estiverem ao nosso redor. Oro, também, para que o amor de Deus frutifique em nossas vidas.

Agora, que o amor perfeito e infinita de Deus Pai revelado na pessoa de Cristo Jesus pelo sacrifício na cruz do calvário e o consolo e poder do Espírito Santo que nos convence do amor de Deus, sejam com todos aqueles que amam a Deus em Cristo Jesus. Amém.

Pr. Antônio Marcos Silva
Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further episodes of Primeira Igreja Batista em Pinheiral

Further podcasts by PIB Pinheiral

Website of PIB Pinheiral